Desenvolvimento de software

“Você pode terceirizar suas necessidades de desenvolvimento de sistemas para a Itexto,que será a responsável por lidar com todo o processo de criação/evolução, partindo do projeto/arquietura, construção e implantação. Adotamos técnicas ágeis, usamos as melhores tecnologias e temos uma excelente equipe”. Estas são frases muito bonitas, mas são o mínimo que se espera e não o que nos diferencia.

Clareza absoluta

Na itexto nada é oculto: só iniciamos um trabalho quando cliente e equipe se entendem claramente. Trata-se de um princípio simples, mas que trás consequências poderosas:

  • Nosso preço é justo: o cliente ao entender como trabalhamos sabe por que cobramos X por nosso trabalho. Não usamos métricas crípticas como ponto de função a não ser que seja extremamente necessário. Nossa unidade padrão é aquela que todos entendem: homem hora.
  • O cliente continua conosco por que gosta de nosso trabalho: o código fonte sempre está disponível para o cliente, assim como toda a documentação (que é escrita de tal forma que qualquer um consiga entendê-la).
  • Área de clientes da itexto: é possível acompanhar o andamento de todas as tarefas desenvolvidas pela itexto. Com isto o cliente sabe de antemão de todos os problemas que possamos enfrentar no projeto.
  • Comunicação constante: se há algo que o cliente precise saber, ele saberá.
  • Processos abertos: o cliente conhece o modo como trabalhamos nos mínimos detalhes. Com isto aumentamos nossa previsibilidade e facilitamos o modo como interagimos com nossos clientes e fornecedores.

Foco no valor

Muitos usam o termo valor mas poucos apresentam uma definição tão clara quanto a itexto: valor é o objeto de escolha. Mais que um objeto de escolha: é o que a justifica. No contexto de desenvolvimento de sistemas este conceito se mostra vital.

  • Uma escolha madura de tecnologias: ao adotarmos uma tecnologia, sabemos que esta opção foi feita levando como base a comparação com outras e razões que justificaram sua adoção, aumentando assim a segurança de nossos clientes e equipe de desenvolvimento.
  • Nossas paixões são controladas: acreditamos que um dos maiores riscos a todo projeto é o ego. Boas justificativas ajudam-nos a limitar a ação de nossos impulsos, que passam a ser melhor controlados pela razão.
  • Nos garante entregar a nossos clientes o que realmente interessa: um parecer técnico bem fundamentado, e não simples opiniões.

Projetos em que atuamos

Novos projetos

Atuaremos em todo o ciclo de vida de desenvolviento: projeto, construção e implantação. Cada caso é único, mas o que se mantém será o fato de você e sua empresa sempre terem conhecimento completo sobre o quê estamos produzindo.

Sistemas pré-existentes

Reconhecemos o valor do seu investimento passado e iremos lhe ajudar a evoluir o que você já possuí.

Caso queira ter uma visão sobre o modo como lidamos com este tipo de projeto, leia este post que Henrique Lobo Weissmann escreveu em /dev/Kico.

Tipos de desenvolvimento

quais os tipos de sistemas que desenvolvemos ou evoluímos