Suporte arquitetural

O que é arquitetura de software?

Em software, quando nos referimos ao termo arquitetura, nos referimos ao modo como um sistema computacional é dividido e suas partes se relacionam. Há diversas definições para o termo no mercado, dentre as quais nos sentimos mais confortáveis com a apresentada pela SEI (Software Enginnering Institute):

Trata-se da representação de um sistema computacional que nos auxilia a entender o modo como este se organiza e deve se comportar.

Esta representação vai além da simples documentação: é a planta fundamental que define o modo como o projeto deverá ser desenvolvido pelos times de design (projeto) e implementação. Trata-se da viga mestre por trás de todo software, a partir da qual define-se os principais atributos do sistema como, por exemplo, desempenho e qualidade esperados, segurança, políticas de desenvolvimento, critérios de aceitação.

É através da definição arquitetural que a empresa/investidor descobre quais os principais riscos envolvidos no projeto, assim como as estratégias que podem ser adotadas visando mitigá-los durante o processo de desenvolvimento.

Como podemos ajudar

Definição arquitetural

Talvez você já possua um time de desenvolvimento mas sinta falta de um arquiteto que lhe auxilie na maximização dos ganhos esperados em seu projeto. Executamos todo o projeto arquitetural de acordo com as suas necessidades e a capacidade da sua equipe que, inclusive, podemos ampliar através dos nossos serviços de treinamento e otimização de equipes.

Além de definirmos a arquitetura, também podemos garantir que esta seja seguida por seu time de desenvolvimento e evoluída no futuro conforme novos desafios surjam.

Revisão arquitetural

A itexto pode oferecer pareceres técnicos sobre sua arquitetura que lhe forneçam uma visão mais crítica a respeito do seu produto. Esta nova perspectiva é extremamente valiosa na detecção de riscos de projeto ou mesmo apresentando alternativas que possam lhe ajudar a obter o mesmo resultado com um esforço ou custo menor.