Um novo /dev/All – o que há de novo

Esta semana colocamos no ar uma nova versão do /dev/All, que evoluiu todos os aspectos da ferramenta. Nosso objetivo é mostrar neste post as novidades para que todos possam tirar máximo proveito dos novos recursos.

/dev/All, o que é você?

Para quem não conhece, o /dev/All surgiu como um agregador de blogs e sites que publicam conteúdo relacionado a desenvolvimento de software. Há dois objetivos claros aqui:

  • Ajudar a divulgação do trabalho daqueles que publicam em português conteúdo nestas áreas.
  • Proporcionar aos leitores um hub no qual possam acompanhar aquilo que se escreve em português (e há muita coisa boa sendo escrita que precisa ser divulgada).

Desde sua primeira versão o /dev/All era portanto apenas isto: um local aonde podíamos encontrar bons posts a respeito da nossa área de atuação. A partir desta nova versão as coisas mudaram: é também o local aonde discutimos estes assuntos.

A mudança mais nítida: o visual

O visual da primeira versão do /dev/All não era ruim, mas também não trazia inovações. Era uma interface bastante útil para ser acessada em dispositivos móveis (o escrevi pensando em uma ferramenta que me ajudasse a encontrar bons posts no transporte de casa para o trabalho) e também no desktop. Mas era chata.

Para este release resolvemos inovar: então voltamos 34 anos no tempo e buscamos inspiração na primeira versão do Mac OS (chamada System), lançada em 1984. Por que esta inspiração?

  • Por que apesar de rudimentar para os padrões atuais, do ponto de vista de usabilidade era fantástica em sua simplicidade.
  • Por que sou um fã de história e este software em especial sempre esteve entre as minhas paixões.
  • Por que se me inspirasse nele, usando apenas duas cores (preto e branco), seria possível criar uma interface acessível e extremamente leve.

Chamo este release de “Susan Kare” (http://www.kare.com), que foi a designer responsável por diversos aspectos da primeira versão do sistema. E a mudança é notável: basta comparar as versões para dispositivos móveis como era antes e agora:

O antes
E agora

Observe como as funções ficaram muito mais claras: a busca, um dos recursos mais interessantes do /dev/All, agora fica muito melhor exposta, e os cartões que apresentam os posts também estão muito melhor delineados. Mais do que isto: o que interessa no /dev/All foi o que removemos: tudo aquilo que apenas nos poluía. E por ser bem mais simples, o foco agora está aonde realmente interessa: no texto.

Mas apenas imagens não dizem muito: sugiro que você experimente: acesse agora mesmo o /dev/All em seu celular e na sequência volte para este post. Clique aqui.

(e há várias referências ao nosso dia a dia nesta interface: desde o menu mobile que remete ao disquete até pequenos detalhes que vocês notarão durante a navegação)

Mais interatividade

Não basta mudar o visual: tem de agregar. E o foco aqui foi incluir maior interatividade no /dev/All: observe a barra de atividades que aparece na parte inferior de todos os posts: as interações estão todas acessíveis aí.

Todo post é um fórum

Agora no /dev/All todo post é um mini fórum no qual os leitores poderão discutir suas ideias. Basta clicar no primeiro ícone para começar a conversa.

Curtiu ou não?

Nunca houve moderação no /dev/All, mas seria muito interessante se tanto os autores quanto os administradores do site pudessem ver o feedback dos leitores a respeito do conteúdo publicado. Sendo assim incluímos as ações de curtir ou não em todos os posts.

Salve pra ler depois!

Muitas vezes vemos posts interessantes no /dev/All e gostaríamos de voltar a eles depois: mas eles somem por que  nos esquecemos deles! Problema resolvido: clique em “Salvar” e, na sequência, no menu “Favoritos”. Feito: agora você pode salvar os posts no /dev/All para ler depois!

Um novo ranking  a caminho: aguardem!

Notou que o ranking não está mais disponível no /dev/All? É por que estamos trabalhando em um novo, bem melhor! Descobrimos que em média o site leva milhares visualizações para os autores que cadastram seus posts no /dev/All. Então por que não mostrar de uma forma mais rica estes dados? E agora que temos melhores ferramentas de interação, podemos inclusive mostrar quais os posts nos quais ocorrem os maiores engajamentos entre os participantes.

Aguardem, novidades legais estão vindo por aí nesta área!

Uma busca aprimorada

Estamos enfatizando a busca no /dev/All: com mais de 18.000 posts indexados, sem sombra de dúvidas o site é mais que um agregador de blogs: é também um verdadeiro “Google pro desenvolvedor que fala português”. Além de termos melhorado bastante o desempenho da busca atual, já estamos implementando diversas melhorias que permitirão pesquisas BEM mais avançadas em um futuro bem próximo.

Apresentação dos blogs aprimorada

Por que não transformar o /dev/All em um portfólio de autores? Iniciamos um trabalho nesta direção: agora a apresentação dos blogs e autores está bem mais interessante, e também estamos pensando em uma série de novidades no futuro para esta parte do site. Clique em um blog para ver o que ocorre. 😉

E o futuro?

Este sem sombra de dúvidas foi o maior upgrade já feito no site: antes era um bom agregador. Agora é também um ponto de encontro de leitores e autores. E com uma apresentação melhor do ranking, melhores ferramentas de comunicação e interatividade, acreditamos que estamos criando o ambiente propício para que possamos ir muito além da leitura passiva.

Espero que vocês gostem do novo site: está sendo uma experiência maravilhosa o desenvolvimento do mesmo. Caso tenham quaisquer dúvidas ou sugestões, entrem em contato conosco para que possamos atuar o mais rápido possível e melhorar ainda mais o que temos hoje.

Grande abraço,
Henrique Lobo (o Kico)

ps: tá, mas cadê o link? http://www.devall.com.br

Responda

Your email address will not be published. Required fields are marked *