Exprimentando Vue.js – aplicando no /dev/All

Recentemente comecei a buscar frameworks JavaScript para serem aplicados em nossos projetos na itexto. Publiquei algum tempo atrás minha experiência de aprendizado envolvendo o Angular.js: chegou a hora de falar sobre o Vue.js.

Como fui parar no Angular.js

 

angular-js_600x400

Aprender Angular foi uma experiência muito enriquecedora para mim pois me pos em contato mais profundo com diversas ferramentas usadas no ambiente JavaScript, tais como o Gulp e o NPM.

O que mais gosto no Angular é a ideia de templates renderizados do lado cliente. Apesar de na esmagadora maioria dos nossos projetos boa parte da renderização ser realizada do lado servidor (diversas razões para isto, o que, por si só, já daria um post), em alguns casos a renderização do lado cliente nos parece a solução ideal.

Um dos nossos projetos em que os templates do Angular cairam como uma luva foi o /dev/All que, até a versão 1.8 usava este framework do lado cliente.  Não conhece o site? Abaixo você pode ver um print do mesmo:

devall_vue

Com o passar do tempo a arquitetura do /dev/All foi sofrendo algumas modificações, dentre elas a criação de uma API na qual estamos trabalhando aos poucos. Entre as chamadas desta API está a nossa busca, que é usada atualmente na interface do site com o usuário final.

A primeira versão do /dev/All era 100% renderizada do lado servidor. Com isto, sempre que o usuário paginava os posts ou realizava uma busca, todo o conteúdo da página era carregado novamente (ignorando os cacheamentos de JavaScript e CSS).

Este problema foi a razão pela qual na versão 1.8 do /dev/All passamos a usar o Angular na confecção da nossa interface gráfica. O resultado foi muito bom: os usuários agora baixavam uma única vez o código da página e em todas as chamadas subsequentes o Angular fazia o trabalho de atualização da interface.

Como encontrei o Vue.js

vuejs

Tivemos esta experiência bem sucedida com o Angular mas fiquei com a impressão de que ele era uma solução muito complicada para as nossas necessidades. A curva de aprendizado do Angular é muito íngreme: são muitos conceitos para que você comece a se tornar produtivo: controladores, módulos, injeção de dependências, inversão de controle, diretrizes. Minha única preocupação era a view: eu só queria um template que fosse renderizado do lado cliente e que tirasse proveito da nossa API.

Eu também queria algo com o qual pudesse reaproveitar conhecimentos que já dominava, como o jQuery: misturar Angular e jQuery é complicado para dizer o mínimo (sei que é possível, mas mesmo assim é mais complexo que o necessário).

Nisto passei por algumas soluções interessantes: Mustache, Rivets, Tangular (apenas 2Kb!) e mais algumas alternativas, dentre as quais estava o Vue.js, cujo primeiro contato foi feito totalmente por acaso através de um vídeo do Vedovelli.

Resolvi experimentar o Vue.js: o primeiro passo foi ler o seu guia para desenvolvedoresA leitura do guia me fez esquecer o Angular. Achei a documentação do Vue.js uma das melhores que já li: rápida, direta e curta. Terminada sua leitura você já consegue criar coisas interessantes com o framework.

(o guia do Vue.js devia ser usado como exemplo de documentação bem feita: virei fã)

A impressão que tive do Vue.js foi a de se tratar de um “Angular” fácil de aprender. Em aproximadamente três horas de estudo você já consegue criar aplicações com o Vue.js: no caso do Angular levou pelo menos uma semana para começar.  Vi esta experiência de aprendizado se repetir com Lucas, nosso estagiário na itexto.

A versão 1.9 do /dev/All, publicada no dia 19/6/2016 substituiu o Angular pelo Vue.js (usamos a versão 1.0). Quantas linhas de código JavaScript precisamos escrever para criar toda a interface do site? 30 (!), incluindo o boiler plate padrão do jQuery ($(document).ready).

O jQuery faz as chamadas ao servidor e o Vue.js renderiza o resultado para nós. É simples assim. :)

Outras coisas que gostei no Vue.js

Além da excelente documentação e facilidade de ser usado com outras bibliotecas (jQuery), houve outras razões pelas quais este framework me ganhou.

API fácil

A API do Vue.js é muito simples: essencialmente você só precisa conhecer o construtor Vue. E não só o guia é fácil de ler: a documentação da API também é excelente!

Levou um tempo até que eu me habituasse com o modo como a injeção de dependências é realizada no Angular (especialmente os problemas que podem surgir durante a minificação e “uglyficação” do código). No caso do Vue, como é focado apenas na view e não há controladores, tudo fica muito mais fácil.

Tem o que gostei no Angular

A sintaxe dos templates do Vue é muito parecida com a do Angular. Tanto é que não precisei reescrevê-los ao migrar para o Vue.js: a grosso modo bastou trocar as diretrizes “ng-*” por “v-*”.  A mesma sintaxe “mustache” se mantém.

Também há diretrizes, como o Angular, assim como filtros. A diferença está na facilidade de aprendizado.

Outra similaridade importante: também implementa o data binding bidirecional. Este recurso é muito interessante, especialmente quando se quer construir interfaces de cadastro mais complexas como, por exemplo, formulários do tipo mestre-detalhe ou mesmo simulação de planilhas (para estes dois casos já estamos projetando soluções baseadas no Vue.js na itexto).

Por falar em data binding, o modo como lida com formulários é também essencialmente o mesmo que temos no Angular.

Criação fácil de componentes

Assim como o Angular, o Vue.js também te permite criar componentes. No caso, o Vue é muito inspirado na spec Web Components do W3C. Note que é inspirado e não uma implementação desta spec.

A vantagem é que você pode escrever sua biblioteca de componentes reaproveitáveis com o Vue e, caso deseje abandoná-lo no futuro, o trabalho de reescrita (em teoria) deve ser bem menor.

Concluindo

Para situações nas quais só me interessa a renderização do lado cliente e a aplicação não é muito complexa (como o /dev/All), creio que Vue.js seja uma solução mais interessante que o Angular.

Se você ainda não o conhece, sugiro que leia seu guia e brinque um pouco com ele: é uma experiência muito interessante.  Na excelente documentação oficial há uma seção interessante na qual o comparam com outros frameworks, recomendo sua leitura, apesar de naturalmente se tratar de um texto tendencioso.

Creio que, apesar de ter preferindo o Vue, estudar Angular é essencial: tenho certeza de que boa parte da facilidade que tivemos em aprendê-lo (Vue) se deve aos conceitos que precisamos aprender em nosso estudo do Angular.

Se você gosta de vídeos, o Fabio Vedovelli tem uma série a respeito que vale muito à pena assistir (como tudo o que ele faz).


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

5 respostas para “Exprimentando Vue.js – aplicando no /dev/All”

  1. Avatar de Gesse Gonçalves
    Gesse Gonçalves

    Vue.js e muito melhor que anular

  2. Avatar de Cristofer Sousa
    Cristofer Sousa

    Bacana a explanação que fez sobre o VUE, havia visto as aulas do Vedorelli, havia curtido a proposta do framework, ainda estou tendencioso para o Ember mas acho que dependendo do tipo de aplicação o VUE é uma excelente porta de entrada.

    Vamos ter um guia do Vue pela iTexto em breve? rs

    Abraços

    1. Avatar de Kico (Henrique Lobo Weissmann)
      Kico (Henrique Lobo Weissmann)

      Oi Cristofer, obrigado!

      Eu diria que tem 100% de chance de sair um guia. :)

      1. Avatar de Cristofer Sousa
        Cristofer Sousa

        Bacana, conta comigo, terei o prazer de ajudar nesse guia da parte de FE.

        [ ],s

  3. Avatar de Yure KEsley
    Yure KEsley

    Realmente o angular é muito poderoso, só que vc precisa aprender a pensar como o angular pensa, é tipo como reaprender a programar sabe. Saber javascript não ajuda em muita coisa pq o angular é muito mais que a linguagem a ser usada, é um conceito, uma abordagem.
    Gostaria muito de poder usar os recursos do angular de uma forma mais simples e intuitiva.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.