Devo confessar: nestes dias tenho tido experiências tristemente fascinantes com “profissionais” da área de TI e, em TODAS elas, uma mesma frase aparece: “me desculpe, eu não soube me expressar direito”.
Tenho visto isto com “desenvolvedores”, “técnicos de informática”, “consultores”, “diretores”, “gerentes de TI”, etc. Cabe então a seguinte pergunta: é possível não saber se expressar direito?
A pergunta parece tola (afinal de contas, “vemos” pessoas se expressando mal o tempo inteiro), no entanto é MUITO válida por uma simples razão: não há como se expressar incorretamente.
Como???
O que vêm a ser o “expressar”? Consiste na transmissão de uma informação de uma ponta a outra. No caso, de uma pessoa a outra(s). A informação é transmitida através da linguagem e interceptada pela outra ponta. E aonde fica a informação? No cérebro do locutor. Logo, o locutor expressa aquilo no qual está pensando. Não há portanto um problema de expressão, mas sim no que se encontra no cérebro do locutor.
Um fato óbvio precisa ser esclarecido: se você conhece alguma coisa, necessáriamente conhece também o vocabulário que a envolve. Logo, se ocorre um “problema de comunicação”, fica evidente não o “não saber se expressar”, mas sim a sua própria ignorância a respeito do assunto.
Irei dar um exemplo clássico: suponhamos que você trabalhe em uma grande firma como desenvolvedor cujo produto final não seja um produto de TI, mas qualquer outra coisa: uma fábrica de biscoitos por exemplo. Seu trabalho como desenvolvedor consiste em desenvolver/manter os sistemas de contabilidade e controle de estoque da fábrica. Um belo dia, o dono da fábrica em uma conversa informal com você solta a seguinte pérola: “o seu trabalho não produz dinheiro para a empresa, apenas gastos”.
Em seguida, você pode responder ao mesmo: “não. meu trabalho agrega valor ao seu produto, uma vez que garante a qualidade da contabilidade da empresa”. E qual resposta você provávelmente receberá deste seu “chefe” (supondo que ele tenha o mínimo de inteligência)? “Tem razão. Eu me expressei mal”.
Na realidade, ele não se expressou mal. Ele realmente via seu trabalho como uma fonte de custos para a sua empresa. Somente após a sua justificativa é que a imagem foi alterada. Sendo assim, não houve um “mal expressar”, mas sim um “expressar preciso”.
Outro exemplo clássico: ao observar a arquitetura de um sistema, você observa pontos de estranhamento na mesma. Ao questionar o responsável pela mesma, você recebe qual resposta: “é. não sei. Não soube me expressar direito”.
Neste caso, o “não saber se expressar direito” reflete o que? A ignorância do sujeito com relação à realidade que está tentando reproduzir. Nítido.
Sendo assim, por favor: evite o “não soube me expressar direito” e assuma o “não domino este assunto”.
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