[OFF] Como irritar quem diz “não foi isto que eu quis dizer”

Confesso: AMO uma boa discussão, mais ainda se for puramente retórica (sou intencionalmente irritante)! Adoro discutir por nada só pelo prazer de tentar vencer o oponente no final. Recentemente, numa de minhas batalhas retóricas me diverti tanto que resolvi compartilhar com vocês alguns argumentos contra a expressão “não foi isto que eu quis dizer”. :)

(Já mencionei aqui que esta expressão é um belo sinal para se detectar um profissional de TI incompetente)

Convenhamos: nada mais chato em um debate do que apresentar um bom argumento e ser respondido por seu oponente com o pseudo-argumento “não foi isto o que eu quis dizer!”.

Pra começar, vamos pensar um pouco no próprio significado da frase. Se alguém disse “não foi isto o que eu quis dizer”, é sinal de que o locutor falou contra a própria vontade, certo? Afinal de contas, diz-se o que se intenciona comunicar, correto?

Sendo assim, o que “não quero dizer”, simplesmente não é pronunciado. Ora, se não é pronunciado, não é ouvido! Logo, a pessoa que afirmou “não foi isto o que eu quis dizer” na realidade disse EXATAMENTE o que queria. (trata-se de um argumento fraco, porém divertido)

Se o que foi ouvido não possui o significado intencionado, um dos casos abaixo se aplicam:

  • Você não possui controle sobre as próprias palavras. Afinal de contas, disse algo que não intencionava! Portanto também não controla as próprias ações. Logo, é irresponsável pelo que diz!
  • Você não é humano (!!!). Dado que a característica primordial do homem é a linguagem, e o locutor não está dizendo o que intenciona, é sinal de que não sabe usar as palavras. Logo, não possui o atributo básico que o caracteriza como tal!
    (este argumento pode ser transformado em “você é burro” se levar-se em conta o fato de ser a linguagem a matéria básica do raciocínio)

    (aviso: não utilize este argumento com pessoas que possuam tendências físico/agressivas!!!)

  • Você é ignorante! Descreve-se o que se conhece. Se o significado transmitido for diferente do intencionado, é sinal de que esta condição não ocorre.

    (um bom teste para se verificar a inteligência alheia: chame alguém de ignorante. Se a pessoa confundir ignorância com capacidade intelectual, sua burrice estará comprovada)

É também possível responder a maldita frase simpaticamente: “Se diz o que se sabe. Se não sabe escolher as palavras, não as use!”

Claro: nada impede que você realmente esteja distorcendo as palavras do seu oponente e ele lhe responda isto (neste caso, o único uso justo que conheço para a expressão). Se este for o caso, pelo menos você terá uma boa saída retórica para a situação (e terá se divertido um bocado também). :)


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

5 respostas para “[OFF] Como irritar quem diz “não foi isto que eu quis dizer””

  1. Avatar de Vinicius
    Vinicius

    ô besteira louca… E foi exatamente o que eu quis dizer.

  2. Avatar de Josef
    Josef

    Você deve ser chato pra caralho mesmo.

    1. Avatar de admin
      admin

      Chato como uma moeda :)

  3. Avatar de Danilo
    Danilo

    Rs, vejo isso numas figurinhas do GUJ, que alguns chamam de “figurões”. Qdo tem um cala boca legal, aparecem com essa “desculpa”.

    1. Avatar de admin
      admin

      Eu vejo isto em práticamente todos os fórums.

      E, sinceramente, é isto o que os torna REALMENTE divertidos. :)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.