Grails Brasil tomou fermento!

 

Grails Brasil

Uou! Hoje ao acessar o Grails Brasil me deparei com uma surpresa: mais de 600 mensagens e quase 200 usuários!

Incrível como estamos crescendo. E pensar que criei o Grails Brasil porque não tinha com quem conversar a respeito. Parece que foi ontem. Na realidade, foi em fevereiro, e é uma história bem engraçada.

Já estava acompanhando o Grails bem de longe, esperando por uma versão 1.0 do bichinho, até que a mesma saiu em fevereiro. Me lembro de ter ficado incrívelmente empolgado com aquele release mas, para minha surpresa, ninguém conhecia Grails! Muitos já haviam ouvido falar de Groovy (que salva meu dia todos os dias há mais de um ano), mas de Grails, nada.

Então, no trabalho, na hora do almoço, criei uma conta no meu servidor de hospedagem, instalei o phpBB e, em 15 minutos no máximo, Grails Brasil estava no ar (acho que foi em 2 de fevereiro de 2008). Logo em seguida, publiquei a notícia no GUJ e, para meu espanto, no mesmo dia, mais de 30 pessoas já haviam se cadastrado no site. Incrível!

De fevereiro a agosto, no entanto, algumas coisas interessantes aconteceram: luta com spammers (fui auxiliado pelos próprios membros do grupo sobre como lidar com o problema), queda no número de acessos (entre abril e junho, cheguei a achar que parariamos nos 60, 70 usuários (e com estes usuários, já eramos o maior grupo do mundo em número de participantes!)), crescimento da comunidade e eu, pessoalmente, divulgando o Grails a partir de minhas aulas no portal da DevMedia (http://aulas.itexto.com.br), artigo na WebMobile e, finalmente, no dia 23 deste mês, minhas palestras no evento WebDays 2008.

E, passado estes poucos meses, uma coisa fica nítida pra mim: Grails está crescendo, e como! Deixou de ser aquele framework que só eu conhecia (no meu círculo), passou a fazer parte do cotidiano destas quase 200 pessoas e, de quebra, mudou bastante a maneira como eu via o desenvolvimento de aplicações web. A a sensação de aprendê-lo (ao menos pra mim) é a mesma que senti ao migrar da plataforma Windows para o Mac: alívio. Desenvolvimento pra web não precisa ser doloroso!

Realmente fantástico!


Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

3 respostas para “Grails Brasil tomou fermento!”

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ola !!!

    eu acompanho a lista do grailbrasil e qdo posso(tempo, conhecimento, …) eu ajudo o pessoal . Tem um link do lado esquerdo, itexto que aponta para http://www.itextosoft.com.br/ e parece que o link está quebrado.

    Abraços.

    Herrera

    ps. acho que em breve devo escrever alguma coisa em grails/groovy para usar com o jboleto e deixar disponivel lá no site deles.

  2. Avatar de iratuan
    iratuan

    Olá Henrique. Notei um problema ao migrar dois projetos importantes para a versão 1.2.1 do GRAILS.
    Noto que ao rodar a aplicação a mesma fica sendo re-estartada, sempre deletando a pasta do plugin do tomcat no path do usuario (.grails\1.2.1\projects\\tomcat).
    Ja reinstalei o plugin e tudo, mas o problema persiste.
    Tem alguma idéia ou ja se deparou com isso antes?

    1. Avatar de admin
      admin

      Oi Iratuan,
      nunca topei com este problema. Mas pode ser que alguém do Grails Brasil o tenha. Sugiro que você se cadastre em nosso grupo (http://www.grailsbrasil.com.br) e poste seu problema para que mais pessoas possam ver o que possa ser feito ok?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.