Grails: lista de recursos

De tempos em tempos alguém me pergunta aonde é possível aprender mais sobre Grails. Como basicamente sempre envio a mesma resposta – e o número destes e-mails tem crescido considerávelmente – acho que é uma boa idéia postar aqui uma pequena lista de sites/autores relacionados ao assunto para que vocês possam se aprofundar mais no assunto.

Se você for completamente iniciante em Groovy/Grails, sugiro que siga o meu conselho, que exponho neste post: atenha-se a apenas uma fonte por vez. É a maneira mais produtiva que conheço para aprender qualquer coisa.

Inspiracional

O que me despertou para Grails foi uma palestra de Scott Davis (que produz MUITO material sobre o assunto, basta ver a lista abaixo) de 2007 entitulada “Groovy and Grails Intro”. Se você não sabe o que é Grails e quer ter uma idéia, sugiro que assista os dois vídeos abaixo:

Fontes básicas

Alguns recursos são fundamentais na minha opinião: se você está aprendendo Grails sem conhecê-los, é muito provável que esteja perdendo muito tempo.

Grails User Guidehttp://grails.org/doc/latest – O guia do usuário oficial do framework é uma das peças de documentação mais bem escritas que conheço. Por si só já é mais do que suficiente para que qualquer um possa aprender – e bem – a trabalhar com Grails.

Getting Started With Grails (segunda edição) – eBook em formato PDF que pode ser baixado gratuitamente neste link – A primeira edição deste livro foi escrita por Jason Rudolph, e a segunda conta com a participação do Scott Davis. Faz juz ao nome, pois após sua leitura o leitor já está apto a começar (o livro não se aprofunda) a trabalhar com Grails. Leitura obrigatória.

Série Mastering Grails, de Scott Davis – IBM DeveloperWorks – link – Série de artigos publicados na DeveloperWorks por Scott Davis desde antes da versão 1.0 do Grails que foca em detalhes do funcionamento do framework que vão desde o básico do GORM até criação de plugins.

Série Pracitally Groovy, também de Scott Davis – IBM DeveloperWorks – link – Nesta série de artigos são abordados temas diretamente ligados ao dia a dia de quem trabalha com a linguagem Groovy, como por exemplo procesamento de arquvios XML, metaprogramação, etc. É interessante salientar a importância histórica desta série, que existe desde 2004, ficou parada por um tempo e foi em seguida retomada em 2009. É um excelente ponto de partida para quem deseja se aprofundar na linguagem.

Livro Groovy in Action – Traduzido para o português pela editora Alta Books como “Groovy em Ação” – Dierk König – Aprender Groovy é fundamental. Sim, é muito parecido com Java mas não implica que seja igual. Conhecer as nuancias da linguagem é de extrema importância. Esta edição é de 2007 (a tradução não é tão terrível como as demais da mesma editora) mas fornece uma excelente base para a compreensão da linguagem (e uma brevíssima introdução ao Grails pré 1.0)

Vídeo aulas: Grails do Início ao Fimhttp://aulas.itexto.com.br – Publiquei em 2008/2009 um curso introdutório sobre Grails para a editora DevMedia que fez um certo sucesso e, acredito, pode ser de grande valia a quem esteja iniciando.

Grails: do Groovy à Web – Escrevi uma série de artigos publicadas nas edições 74 a 79 da revista Java Magazine. Aos interessados, apresento o desenvolvimento completo de uma aplicação, partindo do Groovy até detalhes do funcionamento do mecanismo de persistência do framework. – http://www.javamagazine.com.br

Aonde encontrar ajuda

Passada a teoria entra a prática. No seu dia a dia é fundamental que você troque idéias com outros profissionais que estejam trabalhando com a ferramenta. Minhas sugestões neste caso são as seguintes:

Grails Brasilhttp://www.grailsbrasil.com.br – Iniciei o Grails Brasil em 2008 e atualmente contamos com mais de 600 membros. Acredito que uns 80% dos problemas que iniciantes enfrentem no seu aprendizado já se encontre em nosso banco de dados. Sendo assim, é sempre conveniente ao encontrar problemas pesquisar neste site.

Stack Overflow – http://www.stackoverflow.com – Não só problemas relacionados a Grails, mas com basicamente todas as linguagens de programação, frameworks, bibliotecas ou qualquer problema de programação que você sonhar. De todos os fórums que conheço, é sem dúvidas o melhor (em inglês).

Listas de discussão por e-maillink – Você também pode encontrar ajuda nas listas de discussão por e-mail oficiais do Grails, que são excelentes e são um excelente modo de se conhecer usuários mais experientes também.

Blogs

Blogs são fundamentais para o aprendizado e atualização, porque neles podemos ver o que os reais usuários do Grails estão fazendo com a ferramenta. Como são vários – e não quero correr o risco de desmerecer alguém devido a um lapso de minha memória –  acredito que o ideal seja que você mesmo escolha a partir de um dos agregadores de blogs abaixo:

GroovyBlogshttp://www.groovyblogs.org – É um agregador de blogs que, como este, são voltados para assuntos relacionados a Groovy e Grails

DZonehttp://www.dzone.com – Outro agregador de blogs sobre desenvolvimento de sistemas muito interessante, e que possui uma seção voltada para Groovy/Grails

InfoBlogshttp://www.infoblogs.com.br – Agregador de blogs nacional que possui uma seção também dedicada a Groovy e Grails – link (nota: no caso do InfoBlogs, já vi diversos posts meus sobre Grails não aparecerem nesta seção, mas apenas na página principal)

Grails Brasil {Blogs}http://blogs.grailsbrasil.com.br – Agregador de blogs nacionais relacionados a Grails mantido pela comunidade Grails Brasil.

Finalmente

Claro que não é necessário que você leia todas estas fontes, apenas o Grails User Guide já é mais do que o suficiente, porém é importante lembrar que na nossa área não existem fórmulas prontas. Grails só parece simples em um primeiro momento porque banaliza algumas tarefas repetitivas. O que diferencia um bom profissional do mediocre (ou abaixo disto) é o conhecimento adquirido.

Sendo assim, fica ai a lista de recursos básicos. Bom proveito!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

5 respostas para “Grails: lista de recursos”

  1. Avatar de Jcneto

    Ótima lista!

    Parabéns e muitíssimo obrigado!!!

    1. Avatar de admin
      admin

      Valeu!

  2. […] https://devkico.itexto.com.br/?p=603Como basicamente sempre envio a mesma resposta – e o número destes e-mails tem crescido […]

  3. Avatar de Thiago Marinho

    Obrigado pelas fontes! o vídeo do Scott mto bom =D

    1. Avatar de admin
      admin

      Não é massa esta palestra? Foi um grande incentivo para que eu aprendesse Grails!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.